Como jogar DOTA BYS

Tutorial Dota BYS - Aprenda como jogar


Como funciona o modo omg?
Ao baixar o mapa especifico que possui essa função, voce digita o comando normal do game (ap/sd/em/so/) e na mesma linha de comando digita -ra (random abilities) ou -ad (abilities draft)
No modo -ra, voce recebe skills totalmente aleatorias, e apesar de boas surpresas, não é um modo balanceado. No modo -ad, apos todos os jogadores selecionarem seus herois, as casas onde se escolhem os herois são trocadas por casas com skills normais e ultimates, onde os players escolhem alternadamente combinação de 3skills+1ult, esse é o modo mais popular e mais usado no omg.

Depois da escolha de skills, o jogo flui normalmente, como um DotA normal.

Pra que escolher herois então?

Já na escolha de heroi o omg tem uma abordagem propria.
Por mais que voce goste de heroi X ou Y, os melhores herois da versão são aqueles que tenham alto range, e alto stats gain. Compare por exemplo um Warlock com um Meppo, ambos tendo skills iguais, que fica facil entender o porque.

A abordagem mais difundida nesse game privilegia os spellcasters, e nesse caso, as opções mais indicadas são:

- Alleria, Warlock e Jakiro possuem excelente STR e INT inicial e adicional por level, alem de bom dano base/animação/etc

- Pugna, Dazzle, Enigma possuem INT gains enormes, apesar da STR media/baixa, tambem sao excelentes opcoes

- No campo de builds hibridas dpser/spellcaster, o Sniper, Necrolyte e até Medusa caem bem.

- Treant Protector tambem merece menção por ser o melee mais forte desse modo, com stats absurdos e dano base desleal, Pit Lord logo atrás.

Ok, voce não vai perder o game porque pegou um Lina ou um Lich, apenas ocorre que o stats gain dele não é tão otimizado.


Escolhendo skills – a parte mais complexa do jogo.


Na realidade varias skills do jogo não conseguem ser portadas no omg, por questões de programação ou incompatibilidade mesmo, pra melhorar, o criador só deixou espaço de escolha de 72 skills normais e 24 ultimates, o que significa que as skills disponíveis para compra variam de jogo para jogo, o que é muito legal, pois diversifica as estratégias.

O spellcasting é uma abordagem forte no omg por causa dos combos de nukes aoe, com dois ou tres nukes aoe você limpa uma wave de creeps instantaneamente, farmando horrores, e ainda por cima consegue tornar seu herói mais versátil, inserido diversos recursos extras.

Veja alguns exemplos de nukes aoe versáteis:

Nuke + Blink -> Waveform, Illusory Orb

Nuke ranged + disable -> Dual Breath, Avalanche, Light Strike Array, Split Earth, Fissure, Torrent, Impale, Storm Bolt

Nuke melee + disable -> Hoof Stomp, Thunder Clap, Earthshock

Nuke + cura -> Purification, Death Pulse, Shadow Wave, Aphotic Shield

Nuke + Silence: Warning Rift


Comparado com as skills acima, nukes “comuns” como Breathe Fire, Shockwave, Scream of Pain e até Nether Blast podem ser vistas como inferiores, e a principio são mesmo, a não ser que você tenha estratégias especificas para o uso de alguma dessas skills, dos quais vou citar mais tarde.

No set de skills de um herói, certas habilidades são praticamente marca registrada de algum personagem, de tão fortes que são, e o icefrog de fato coloca skills fortes que se balanceiam com outras fracas, eis aqui algumas das skills mais fortes, que podem muito bem complementar seu set de dano AOE ou até mudar completamente seu foco de jogo:

Lighting Bolt, Sukuchi, Blink (o do Magina se possível), Hex, Empowering Haste, Meld, Strygwyrs Thirst, Diabolic Edict, Nether Blast, Impale (do Nerub se possivel), Vacuum, Last Word, Poison Attack, Net, Rage, Smokescreen

Outro detalhe importante é tentar acompanhar quais skills o adversario esta pegando, pois as vezes isso pode te dar dicas sobre qual estilo de jogo ele vai adotar.


Em questão de ultimates, não é assim tão difícil escolher, as vezes certos ults não combam com skills que você já comprou, mas no geral todo mundo sabe quais skills vencem jogos. Alguns players gostam de Sunder, Borrowed Time ou Reincarnation, pois são skills de sobrevivência que combam com qualquer coisa. Se teu set de skills for sinérgico, você pode apostar em disables como Primar Roar, Dream Coil ou até Chronosphere, nukes como Laguna Blade, Pulse Nova e Sonic Wave dispensam comentários.

O ultimate mais forte do modo omg, de longe, é o Rearm, mas somente se a pool de skills tiver muitas habilidades sinérgicas com ele, se for o caso, tente dar first pick no rearm, e priorize as skills com maior sinergia, no caso especifico do Rearm certas skills como Starfall e Scream of Pain ganham um valor extra, pois com elas é mais fácil combar sucessivas vezes, uma vez que não precisam ser miradas, no geral um set de skills como Waveform + Thundeclap + Warning Rift + Rearm é um exemplo de combo extremamente abusivo e fácil de combar

Obviamente, toda abordagem “main” tem seu counter natural. Nesse caso, o counter são dpsers. É muito difícil montar um dpser forte no omg, pois o adversário que foca mass aoe farma muito rápido e cresce muito rápido no jogo, e se você desperdiçar seus slots de skills dessa forma fica difícil acompanhar, mas já houveram abordagens interessantes que merecem uma menção.

A primeira delas é Rage + Bash, no omg o bash de 25% do Slardar/Void também funciona em heróis rangeds, o que é um abuso, combe isso com imunidade mágica + atk speed do Naix, e pronto, você tem um herói extremamente eficaz contra casters em geral.

A segunda skill de dps mais ignorante é a Meld, e nossa como é gostoso e fácil usar Meld num herói com 600 range, disables ou blinks caem bem com ela, e como muito caster não faz armor, tem nego que morre com 5~6 hits auhauaheuaeaueae

Outra abordagem poderosa é focar o push frenético. Nether Blast + Diabolic Edict = tchau tchau torres. Dai voce emenda um blink OU o chakra do Ezalor, e pronto. Há quem tenha feito summons + summons, mas contra mass aoe não costuma dar certo.


Eu poderia citar por horas certas teorias de skills, mas isso seria theorycraft sem base, então prefiro comentar apenas aquilo que já vi funcionando e se dando bem

Outro detalhe importante do omg mode está nos mind games. No early game, mesmo que o adversário saiba mais ou menos as skills que você pegou, num x5 ele simplesmente não sabe de nada. O fator de surpresa coloca os dois lados sob forte pressão, e perde aquele que dá a informação mais cedo. O único motivo para disparar todas as suas skills na frente do adversário é para um frag GARANTIDO, caso contrario, guarde uma ou até duas skills suas no maximo de segredo, pois são elas que garantirão sua vantagem estratégica, as vezes você até soltou uma mas o seu alvo não divulgou a informação, isso também é vantajoso. Conforme você coleta esses dados, fica fácil saber se o alvo tem 3 nukes, ou 2 nukes e blink, ou 2 disables + windwalk, enfim,trabalhar as informações de jogo as vezes é mais importante do que usa-las!


Itens no omg mode.

Existem duas situações de itens.

1 – Skills completas. Digamos que você tem disables, escape skills e aoe damage. Nesse caso o ideal eh garantir que você poderá spama-las e se manter vivo no caso de ser focado. Itens como bloodstone, linken sphere e afins caem como luva para isso, hood of defiance e shivas guard para counters específicos, e guinsoo dispensa comentários.

2 – Skills incompletas.

As vezes você tasco 3 nukes, ou 3 skills de dps. Nesse caso itens como Kellen Dagger, Lothars, Guinsoo e Skady caem bem, Diffusal as vezes, mas no geral Linken ou Blood também dão conta no caso de alto gasto de mana.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1 - Modos de jogo
2 - Herois indicados
3 - Sinergias de skills
4 - Counter-skills
5 - Pool de skills e pick order
6 - Sinergias de itens


1 - Modos de jogo - 1

Alheio aos modos originais, o DotA OMG possui os comandos -abilitiesdraft e -randomabilites.
No -ra as skills caem aleatoriamente, no -ad os jogadores escolhem as skills alternadamente.

O modo -ra é carente de estrategia e muito limitado, porém é o modo mais indicado para iniciantes no genero, jogadores mais exigentes vão se frustrar com as discrepancias de força entre herois e times.
O modo -ad coloca um set limitado de skills para a escolha alternada entre os jogadores, ainda não é o modo perfeito, e exige uma boa experiencia de jogo para ser aproveitado, mas vale a pena.

Em conjunto com esses modos, voce insere modos comuns ao DotA, como -easy mode, -super creeps e afins, no entanto os modos mais comuns são -ap ou -ar

O modo -ar é interessante pois coloca situações inusitadas para os jogadores lidarem, com stats de herois completamente imprevisiveis.
O modo -ap permite uma escolha mais criteriosa de herois, o que limita as possibilidades, porém aumenta a competitividade.

De uma forma geral, quem joga para dar risada costumar inserir um -arra (all random + random abilities)
Já quem joga para ter uma partida mais acirrada e estrategica, usa -apad ou -arad

2 - Herois indicados - 2

No DotA OMG voce pode adotar milhares de abordagens diferentes para o mesmo heroi. É MUITO válido pegar aquele heroi que voce gosta, ou está mais acostumado a usar, mesmo que ele não esteja listado aqui, pois as vezes o fato de voce já ter acostumado com o cast time, com o collision size e até com a animação de ataque do heroi é um fator muito mais importante do que alguns stats points extras.

No modo -ar, é importantissimo adaptar a escolha de skills de acordo com o personagem utilizado. Não adianta por 4 magias ativas num Sven ou Panda, e de igual maneira é pouco efetivo por 4 passivas num heroi que transborda mana como Dazzle ou Pugna, não é que voce vai perder só por causa disso, mas essa é uma maneira de aproveitar ao máximo o personagem escolhido. Um Sven caster precisa de no minimo um arcane ring para ser usavel, e ainda assim falta mana, ou seja, voce está atrasando itens complementares por culpa duma má combinação de skill x heroi.

No modo -ap, o crucial é decidir se voce vai ser um heroi caster ou de combate. Na maioria das vezes eu prefiro um heroi caster, e nesse caso as melhores opções variam entre Warlock, Alleria, Dazzle, Pugna, Witch Doctor e até Pit Lord. Já numa build de combate, herois como Troll Warlord, Panda, Viper, Drow e até Mirana são muito usados. Ainda existem hibridos, como Sniper, Treant e Beastmaster, que possuem stats gains balanceados além de outras vantagens.

Importante frisar que a escolha de heroi não tem sequer 20% do peso da escolha de skills, de fato, o heroi é apenas o "container" das suas skills, então não precisa estressar demais com o assunto, pois são raras as vezes em que isso realmente quebra o jogo, porém quando voce estiver jogando contra gente experiente, vai querer cada empurrãozinho a seu favor né =D

3 - Sinergias de skills - 3

Sempre que alguem cria um topico sobre omg, chove uma enxurrada de gente postando suas combinações milagrosas, e o pior é que a maioria das sugestões SÃO PESSIMAS. Não canso de ver o numero de gente que pega skills sem criterio algum, feeda horrores e depois quer voltar pro DotA normal.

Por isso que vou explicar sobre aquilo que eu chamo de "Skill referencial"

A verdade é que hoje podemos sim chamar o DotA original de balanceado, porém, quando quebramos um heroi em 4 skills, é coerente dizer que algumas são mais fortes que outras.
Pega um Nevermore por exemplo, e compara ShadowRaze com o Presence of The Dark Lord, voce pode até dizer que a passiva é boa no lategame e blablabla, mas qual a skill referencial dele? Aquela que realmente faz a diferença? Pois bem, é assim que voce deve pensar na hora de escolher as skills.

Para facilitar um pouco as coisas, vou citar algumas das skills mais fortes do jogo, SEMPRE dê atenção para elas na pool, mesmo que não as pegue:

- Overpower do Ursa Warrior
- Storm Bolt do Sven
- Waveform do Morphling
- Impale do Nerubian Assassin ou Lion
- Blink da Akasha ou Magina
- Lighting Bolt do Zeus
- Hoof Stomp do Centaur
- ShadowRaze do Nevermore
- Sukuchi da Nerubian Weaver
- Meld da Lanaya
- Refraction da Lanaya

Existem muitas outras skills que merecem uma menção ou comentario, mas se eu comentasse todas o topico teria o triplo do tamanho.
Pega por exemplo o Hoof Stomp do Centauro, que é o maior stun aoe do jogo "não-ultimate", eu vi um jogador que ignorou ele pelo Slitheren Crush do Slardar. Motivo? A area de stun e o tempo de stun é menor, porém o cooldown também é minimo, o que permite linka-lo com outros disables. Isso é estrategia de jogo.

Não adianta pegar 1 stun, 1 blink, 1 nuke e 1 ult, e achar que vai abafar, a verdadeira sinergia vem de uma escolha que faça com que suas skills se completem.

Certa vez um player demonstrou pra mim um uso fenomenal de skill de dano/sec, ele combava Diabolic Edict do Lesh + Silence da Drow + Sprint do Slardar, e nossa, que combo infernal, a questão não era simplesmente ter um bom combo, mas saber como aplica-lo de forma eficiente, esse combo de skills era precario contra skills tankers, o que fez com que o cara completasse com Omnislash, não preciso dizer que ficou perfeito né ?

Eu não posso simplesmente postar todas as sinergias de skills do jogo, pois isso não vai te ensinar a ser um bom estrategista, vai apenas te dar uma apostila de combos para copiar, então deixe-me resumir alguns conceitos basicos.

1 - Se voce tem um combo de nukes, o minimo esperado é que esse combo completo, quando disponivel, mate o adversario sozinho, de preferencia muito rapido, se voce não alcançou essa meta, é porque seu combo é ruim, ou seu adversario te deu um counter-skill

2 - Se voce tem um combo de disables em area, o minimo esperado é que esse combo arranque metade do HP de um time inteiro. É importante tambem ter disables para situações variadas, Impale pega em fog, Torrent pega em range alto e Storm Bolt pega mesmo se o alvo blinkar longe, saiba qual o disable melhor para cada momento, e tambem qual a sequencia ideal.

3 - Se o teu heroi é um dpser, a primeira meta é torna-lo um instant killer (Overpower e Meld são top skills pra isso), caso não seja possivel, é importante que os disables a sua disposição sejam pegos de acordo com o tempo necessario para matar um inimigo, não adianta ter o combo do GG se ninguem fica parado pra toma-lo, ja vi uma build de Rage + Strafe + Fury Swipes + Battle Trance, e apesar da sinergia absoluta, o cara não matava ninguem. Para iniciantes, recomendo disables constantes como Frost Arrow e Poison Attack.

4 - Lembre-se, voce é o time de um homem só. Habilidades que exigem skills, como Elune Arrow, podem ser compensadas com habilidades simples, como Magic Missile. Um combo trivial de HellfireBlast + Elune Arrow arranca 360+250hp, com 4 secs de stun, e ainda dois slots livres para skills complementares, ISSO é sinergia, a capacidade de tornar suas skills muito mais fortes do que elas seriam nos herois originais.

5 - Todas vez que montar suas skills, faça para si mesmo as seguintes perguntas: Eu consigo matar outro heroi sozinho? Eu tenho alguma forma de crepar na lane e/ou no mato? Eu consigo fugir de ganks? Meu heroi está forte em todas as fases de jogo (lane, ganks e pushs)? As skills que peguei são todas melhoradas pelos mesmos itens? Esses são apenas exemplos.

4 - Counter Skills - 4

Certas skills combatem o efeito de outras, algumas vezes apenas amenizam, em outros casos anulam completamente. É essencial ter esse conhecimento para não ser anulado no jogo, como eu já fui muitas vezes. Na maioria dos casos uma unica skill pode tornar um dos herois do outro time praticamente imune a voce, uma boa estrategia é ignorar esse alvo, e focar os outros, mas nem sempre isso é possivel.

Vamos para alguns counters simples, sem muita enrolação:

- Curse of the Silent é anulado por Quill Spray, Blink Strike e muitas outras skills de baixo custo. Curse + Silence é a unica solução.
- Windrunner, Untouchables e Blur são counters fortissimos de builds de DPS, para evasão a resposta é uma Monkey King Bar
- Phase Shift e Unstable Current são counter de todas as skills "clicaveis", desde Voodoo até Primal Roar, não é gamebreaker, mas atrapalha pacas.
- Last Word é o counter mais perigoso do OMG, pois anula praticamente todas as builds de chain-nukes, caso tenha Last Word na pool, veja qual time vai pegar e não arrisque chain-skills antes de saber.
- Contra combos de insta-kill, como Overpower + Impetus, o counter natural são skills tankers, como Borrowed Time ou Reincarnation

- Repel supera last word em termos de counter-casters, mas como sempre, Purge nele!!
- Assim como Phase Shift, vale citar que contra projeteis as skills de Blink em geral são ainda mais valorizadas, desperdiçar o stun adversario não tem preço.
- Scream of Pain, Death Pulse, Wild Axes e muitas outras skills AOE não pegam em herois invisiveis.
- Skills AOE > Skills de copias > Skills single-target


Sinceramente, para mim a skill mais forte do OMG é o Rearm, disparado, e mesmo essa skill tem seu counter tambem (last word). Logo, não pegue as skills de forma cega e repetitiva, pois seu adversario pode estar analisando a pool de skills justamente para te lascar de counters =D

5 - Pool de skills e pick order - 5

Mais importante do que ter o combo milagroso na cabeça, é saber adaptar sua estrategia de acordo com as skills disponiveis na pool.
Não basta apenas identificar as top skills entre todas, tem que analisar o contexto todo.

Para mim existem varios tipos de pool, mas vou separar entre "pool rica" e "pool pobre"
A pool rica é aquela que tem varias repetições de skills frequentemente usadas, e portanto os players acabam gerando herois bem mais ofensivos.
A pool pobre é aquela que tem varias skills estrategicas, e poucos combos, nela a pick order é muito favorecida, e a criatividade também;

Numa pool pobre, é importante delimitar suas skills em ordem de prioridade, de modo que voce pegue aquela que considera mais popular primeiro, assim voce nerfa os outros jogadores ao mesmo tempo em que não estraga sua estrategia.

Numa pool rica, é interessante começar pelas skills de blink, pois são elas que vão te dar uma vantagem de combate, e voce não vai ficar fraco por pega-las primeiro, já que é uma pool rica.
Quando a pool está cheia de skills de invisibilidade, o melhor é não pegar nenhuma, com exceção de sukuchi, os noobs sempre pegam invi, e true sight fica ainda melhor quando mata tres coelhos numa soh cajadada xD

SEMPRE se atente as hotkeys das skills antes de escolher, digite -skills durante a pick order para saber as hotkeys que voce ja tem em uso, ou então amargue ter de clicar nas skills com o mouse

Em 90% dos casos, é melhor pegar duas skills normais do que um ultimate, a exceção é quando a pool está pobre de ults ofensivos. Entre pegar uma skill normal ou um ult, ai depende da escassez de substitutos em cada um.

6 - Sinergia de itens - 6
Itens devem ser feitos de acordo com o andar do jogo, isso nunca mudou, e no omg a premissa é a mesma.

As vezes eu pego uma ou duas skills defensivas, dai compenso com uma Dagon, Necro ou Shivas, pois elas mantem seu combo forte.
Já em picks onde montei 4 skills ofensivas, quando consigo manter os frags compensa uma Linken, Bloodstone ou Kellen Dagger
Em builds DPS a Lothar não pode faltar, ainda mais quando as skills não chupam tanta mana.
Ainda em builds DPS, se não tem orb effect nativo, em 90% dos casos é Desolator na cabeça
Não há partida onde eu não fala Bottle + Magic Wand, mas é puro gosto pessoal xD

Já vi caras que pegaram builds full disabler, dai metiam uma Necro para dar dano.
Vi tambem um camarada que pegou Bloodlust + Empowering Haste + Sange Yasha, e tava voando baixo xD

A verdade é que a maioria das ideias do DotA comum se aplica aqui, Dagon + Maledict, cleave + criticos, nada disso muda muito. É só questão de adaptar as builds em três detalhes: 1 - a skin de heroi adotada. 2 - as build de skills adotada. 3 - o andamento da partida e as ameaças adversarias

Bom, acho que já falei demais!
Nunca esqueça o quão importante é manter seu combo em segredo o máximo de tempo possivel, e usar suas skills apenas para harass ou frag garantido, habilidades como Nethertoxin são perfeitas para esconder o jogo! Use a cabeça!

         



 
powered by Blogger | For Blogservices