O que é DOTA?



O que é DotA?

Defense of the Ancients: Allstars, também conhecido como DotA Allstars, ou simplesmente DotA, é um jogo desenvolvido a partir de uma adaptação (mod) em um mapa do jogo Warcraft III: Reign of Chaos e sua expansão Warcraft III: The Frozen Throne, idealizado por um dos sócios da Blizzard, Ju An Kim. Criado primeiramente por "Eul", que se baseou no mapa de StarCraft, "Aeon of Strife".[1] O projeto é atualmente controlado pelo "IceFrog".

O objetivo deste mapa é destruir a World Tree (Árvore da Vida) do oponente se o jogador estiver do lado do Scourge representado pelos Mortos-Vivos ou destruir o Frozen Throne (Trono Congelado) se estiver do lado dos Sentinelas representado pelos Elfos Noturnos usando um dos heróis disponíveis, junto com seus heróis aliados e creeps (monstros controlados pelo computador).

Versões:


Atualmente a versão jogada em ligas é a v6.88g por ser mais estável. A versão recente nos servidores da Blizzard (além de uma versão traduzida para o porta no mesmo site de download do mapa), que ampliou o número de heróis disponíveis para 110, além de trazer várias modificações em itens e nos heróis já existentes. A própria Blizzard já abriu os olhos para este mapa, MOD gratuito, que já é o mais popular.

Modos do jogo

O DotA permite que o jogador que criou a partida (host) escolha o modo de jogo da partida que será iniciada. Caso nenhum seja escolhido, o modo será o Normal. Existem mais de 76 modos diferentes.

  • Normal Mode
Os heróis estarão divididos entre os dois times, Sentinel não poderão escolher os heróis dos Scourge e vice-versa.
  • AP(All Pick)
Todos os heróis estarão disponíveis para serem selecionados por ambos os times.
  • AR(All Random)
Os heróis serão selecionados aleatoriamente para os jogadores.
  • SP(Shuffle Players)
Os jogadores dos times serão sorteados entre os times do Sentinel e do Scourge antes de selecionar os heróis.
  • EM(Easy Mode)
É o modo fácil do jogo, as torres batem menos, os creeps dão mais experiência que o normal.
  • SC(Super Creeps)
Neste modo, aparecerão Creeps especiais que não podem ser controlados pelos jogadores.
  • OM(Only MID)
Os creeps aparecerão somente na line no meio, neste modo, as torres de top e bot estarão invulneráveis, mas continuam atacando os adversários que estejam ao seu alcance.
  • NB''(No Bot)
Os creeps não aparecerão na parte de baixo do mapa, ou seja, as torres de bot estarão invulneráveis.
  • NT''(No Top)
Os creeps não aparecerão na parte de cima do mapa, ou seja, as torres de top estarão invulneráveis.
  • CM''(Captain Mode)
Onde os heros serão escolhidos pelo capitão de seu time(Azul e Rosa), sendo que ele também banirá heros, ou seja, ele escolherá os heros de seu time e os heros que o time adversário não poderá escolher.
  • DU''(Duplicate Mode)
Onde o mesmo heroi pode ser escolhido mais de uma vez.
  • SO''(Switch On)
Modo opcional onde se pode trocar de lugar com o outro time,por exemplo, em um jogo onde dois jogadores tenham saído(somente sendo possível caso os jogadores adversários não tenham destravado(-unlock), a troca de lugar é feita pelo comando "-switch #",onde # é a posição desejada.
Obs: Para se ver a posição desejada digite "-switch" e aparecerão as opções na tela.

O Jogo:
DotA pode ser jogado no total por 10 jogadores, sendo dividido em 5 jogadores para cada facção que são Sentinel (Lado azul da Força) e Scourge (Lado negro da força), cada um com suas Unidade e suas peculiaridades. O modo de jogo por ter no máximo 10 jogadores se limita no 5x5 (5 contra 5), mas também a outros modos como 4x4, 3x3, 2x2, 1x1.

O jogo é composto por vários tipos de Unidades (criaturas) e Construções que podem ser controláveis pelo jogador ou não, as unidades controláveis pelo jogador (em sua grande maioria) são chamados de Heroes (ou Heróis no nosso bom português), as unidades não controláveis são chamadas de Creeps. As Construções não podem ser controladas pelos jogadores, os principais tipos de construções são o Ancient, que é um tipo de "castelo" que sustenta a base em si que deve ser protegido das facção inimiga (é dai que vem o nome Defense of the Ancients), a também Torres que são uma construção de defesa espalhada dentro do mapa que o Hero e os Creeps são "obrigados" a destruir para conseguir chegar até a base inimiga, e por fim a as Catapultas que são unidades que se movem junto com os Creeps, mas que aparecem de tempos em tempos dentro do jogo.

Cada faccão deve tentar quebrar o Ancient do outro, utilizando os Creeps, Catapultas e os Heroes, para atravessar toda a defesa da Facção inimiga que são Construções, Creeps, e Heroes


Heroes:

Heroes são unidades especias que tem várias diferenças entre si no total são 95 Heroes todos com sua diferenças.

O Hero é uma unidade que pode atacar, soltar Skills (magias), utilizar itens, e subir de nível dentro de um jogo. Para conseguir subir de nível e conseguir itens o hero deve matar outras unidades (Creeps principalmente, construções, Heroes e por ai vai), assim ganhando dinheiro para comprar itens e experiência para subir de nível sendo que o nível máximo é 25.

Cada Hero tem 4 "Status" que são igual para todos (não a quantidade mas sim os "status" em si) que são:

Citação
-HP: ou Hit Point/Life, é a "barra" de vida do hero quanto mais ele tiver mais difícil dele morrer
-MP: Magic Point/Mana, é usado para soltar Skills (magias), quanto mais MP você tiver mais magias você poderá soltar sem Regenerar
-Armor: ou Armadura é usado para defender dos danos causados pelos ataques físicos dos heroes quanto mais você tiver menos dano vai tomar
-Damage: ou Dano é o tanto que o Hero vai dar de dano em outra Unidade, que é reduzido pelo tanto de Armor que o inimigo tiver


Cada hero Tem três Atributos que são Int (Intelligence/Inteligência), Agi (Agility/Agilidade) e Str (Strength/Força), sendo que um deles é o Principal que serve para diferencia o Tipo de Hero que é ele. Abaixo tem uma relação dos Atributos Principais que mostra como é os Heroes com esse Atributo:

Citação
-Int: Costumam ter muitas magias de dano, muito MP (Magic Points/Mana) e pouco HP (Health Points/Life), salvo algumas raras exceções.


-Agi: Costumam ter muita velocidade de ataque, muito dano e muita armadura mas tem pouco HP e pouco MP.


-Str: Costumam ter muito HP, muito dano porém tem pouca mana, velocidade de ataque mediano e armadura mediana.


Obs: Cuidado pois nem todos os heróis do jogo seguem as regras que eu falei, isso é apenas um conceito geral.

A cada nível que o Hero ganha, ele ganha uma quantidade de Int, Agi e Str, essa quantidade é diferente para cada Tipo de Hero (não que não possa ter Heroes com ganho de atributo igual mas no geral é assim), para cada 1 ponto no atributo o Hero ganha:

Citação
-Int: Para cada ponto o Hero ganha 13 de MP (Magic Points/Mana) e regenera 0.4 de MP por segundo.


-Agi: Para cada ponto o Hero ganha 0.14 de armor e 1%IAS (Atack Speed, ou no velho e bom português Velocidade De Ataque, quanto mais IAS mais rápido seu Hero vai atacar e assim ele vai tirar mais dano por segundo).


-Str: Para cada ponto o Hero ganha 19 de HP (Health Points/Life) e regenera 0.03 de HP por segundo.


Você deve estar se perguntando qual o atributo que da Damage (dano) para o Hero? Na verdade todos eles dão só que é relacionado ao seu Atributo Principal, exemplo: Se um Hero que o atributo principal for Int ganhar um ponto, além dos 13 de MP e regeneração 0.4 de MP por segundo, ele também vai ganha 1 de Damage (parece pouco mas não é)

Habilidades:

O que mais difere de um Hero para as outras unidades são a sua capacidade de soltar as Skills (no velho e bom português Magias). Cada Hero tem no "geral" 4 Skills que difere muito de um para o outro, como uma serve para fazer dinheiro mais rápido, outra para matar um Hero, outra para Curar e por assim vai. 

Das 4 Skill que os Heroes tem 3 são as "básicas", que como o Hero sobe de nível você ganha um ponto para aumentar o nível delas que no "geral" cada uma tem 4 níveis, a outra Skill é uma especial que é o que mais Difere um Hero de outro que é conhecida Com Ultimate (ou Ulti como é falada no jogo), essa skill no "geral" tem apenas 3 níveis que só pode ser upada quando o seu Hero atinge os níveis 6 (1° nível do Ultimate), nível 11(2° segundo nível do Ultimate) e nível 16 (3° e ultimo nível do Ultimate).

No geral para um Hero ter todas as suas 4 Skills no Nível máximo ele vai precisar ter 15 pontos de Skill para colocar o que significa que ele vai ter que ter pelo menos nível 16 para ter suas Skills maximizadas, e o que acontece com os outros 10 pontos que sobram se meu Hero chega no nível 20? Junto com as Skill dos Heroes a também a opção de colocar 2 pontos em cada atributo em vez de pegar um nível em determinada Skill (isso é bom caso você ache que certa Skill não lhe seja útil naquele momento) sendo que no máximo você pode colocar só 10 pontos dando no total 20 pontos de Bônus de Atributo.

As Skills dos Heroes seguem dois Tipos, tem as que são "Ativáveis" e as "Passivas".
As Ativáveis são no "geral" são Skill de danos, que na maioria das vezes após ativada gasta uma certa quantidade de MP e tem que espera um "tempo" para poder ser ativada outra vês, esse tempo é chamado de Cooldown (ou CD), sendo as que tem mais Cooldown e gastam mais MP no "geral" são os Ultimates.
As Passivas no geral são Skills que dão bônus para o Hero ou seus aliados, como Damage, Armor, Cura, e por ai vai. Elas diferem das Ativáveis pois estão sempre "ativas" e não gastam MP e não tem Cooldown no "geral".

Dentro do Jogo:

Essa é uma imagem do mapa que se vê dentro do jogo, que é chamado de mini-mapa (apesar desse mini-mapa da imagem ser da versão 6.59 vai servi para o nosso proposito)



Na imagem vocês podem ver duas flechas brancas e uma amarela, essas são as chamadas Lanes é onde estão localizadas as Torres e também e o caminho que os Creeps seguem seu "caminho" até a base inimiga, sendo que no total são 3 Lanes que são chamadas de Top (flecha branca da esquerda), Mid (Flecha amarela no meio) e Bot (Flecha branca na esquerda).

Os pontos cor-de-rosa são as Torres que devem ser destruídas para que seus Creeps cheguem até a base Inimiga, sendo que você não pode atacar a próxima Torre sem destruir a anterior e por fim você não pode atacar a base sem destruir as Torres até seu caminho.

As Bases:

No DotA cada base possui 6 Barracks (2 em cada lane), 11 torres (3 torres espalhadas ao longo das 3 lanes e 2 no núcleo da base) e várias estruturas menores, 1 Fonte de Cura e 10 Shops que vendem recipes (receitas) e itens variados. E é claro o núcleo (World Tree para Sentinel e Frozen Throne para Scourge).

As barracks são muito importantes porque se forem destruídas isso vai tornar os creeps inimigos da lane que elas foram perdidas mais fortes, se todas as 6 Barracks da base forem destruídas então todos os creeps inimigos vão ser transforma em Mega Creeps, ganhando ataque, vida e dano altíssimos! Como você já sabe cada lane possui 3 torres e o núcleo 2 torres totalizando 11 torres. Para se destruir as torres e estruturas internas da base primeiro você precisa derrubar as torres do começo, enquanto você não fizer isso fica impossível atacar a base inimiga. Isso porque as torres conferem status de invulnerabilidade para as estruturas da lane que ela protege. Não e preciso destruir todas as torres inimigas para se atacar a base adversária, no exemplo que eu dei, se você destruísse somente as 3 torres da lane de cima você poderia atacar somente as Barracks e estruturas correspondentes a lane de cima. Para destruir o núcleo e preciso primeiro destruir as duas ultimas torres de defesa.

Ex: enquanto você não destruir a primeira torre da lane de cima a segunda torre estará invulnerável a ataques.

Nos shops você pode encontrar itens variados e recipes para combinar estes itens em artefatos novos e mais poderosos, existem ao todo 15 shops sendo 9 encontrados na base ao redor da Fonte de Cura e 6 que ficam escondidos no mapa, 1 desses shops vende itens que não podem ser comprados na base o outro vende itens iguais aos encontrados na base mas sua localização é estratégica.

A Fonte de Cura como o nome diz tem a capacidade de curar HP e MP dos heróis próximos a ela, além disso qualquer unidade inimiga que se aproxime dela será atacado por uma rajada de dano caótico (Chaos Damage).

Tavernas:

Os pontos em amarelo no mini-mapa que parecem "casas" são as tavernas (na versão 6.64 elas ficam na parte superior esquerda do mapa tanto Sentinel quanto Scourge), são onde é escolhidos os Heroes, abaixo uma imagem delas:



Como você pode ver na imagem a no total 9 Tavernas, elas estão divididas pelos Atributos dos Heroes, na imagem tem uma ilustração onde fica os Heroes de cada tipo de atributo. As tavernas são distribuídas pelas facções, que são Sentinel, Scourge e Neutral, a facção Neutral está a parte das demais elá não está em nenhum dos "lados" (Sentinel ou Scourge), então o jogador de qualquer outra facção pode escolher os Heroes da taverna Neutral, então no total a uma taverna para cada facção de cada atributo.
Obs: Os jogadores poderão escolher os Heroes das facções Inimigas caso esteja utilizando o modo de jogo "All Pick", que vai ser explicado depois.

Itens:
Itens também são muito importantes, eles te ajudam de várias maneiras, por exemplo se você é um herói baseado em Int, tem muitas magias de dano para usar mas pouco MP para ativar essas magias que tal fazer aquele item que aumenta o MP? E lembrando que você provavelmente deva ter pouco HP que tal fazer aquele item de proteção que aumenta seu HP? A mesma receita serve para outros heróis, o leque de itens e muito grande e a quantidade de combos e quase infinita e varia muito de herói para herói e de jogador para jogador, tem itens que são excelentes para se usar em um determinado herói mas inúteis para outros.
Por exemplo: se você esta jogando com um herói que já tem uma habilidade que deixa ele invisível pra que fazer um item que faça a mesma coisa? Vale lembrar também que certos tipos de itens são bons não só pra você mas também para o seu time, principalmente os itens que dão status de aura ou curão HP e/ou MP.

A também itens especiais que além de fornece dano, atributos, status, etc, eles também tem "Efeitos", o que torna o DotA um jogo com um grande potencial quando se fala de itens abaixo vou da uma resumida nos tipos de efeitos que os itens tem:

Citação
Orb Efects: Esses itens são os que mais tem mais vários tipos de efeitos no geral os Itens que são Orb Efcts são focados no dano e também na resistência, exemplos: a itens que para x de dano tira do Hero/Creep uma % vai para recuperar seu HP, ou outros, a Itens que diminuem a Armor inimiga, e por ai vai. No geral esses tipos de Itens são passivos. E importante o Orb Efect é um item que modifica o ataque padrão do Hero e so é permitido ter UM ORB EFECT POR HERO, não que você não possa ter dois itens que dão Orb Efect, mas somente um "Efeito" será realizado exemplo: Você não pode tirar armor e recupera HP ao mesmo tempo ou um ou outro.


Aura: Os itens tipo Aura são mais maleáveis do que os Orb Efects e são mais focados para suporte, eles também podem reduzir a Armor do inimigo ou recuperar HP, o bom é que você pode ter varias Auras diferentes, exemplo: você pode tirar amor e recupera HP enquanto ataca, o outro lado bom é que as Auras dos itens vão para os parceiros que estiverem perto. E importante nunca se pode ter duas Auras do mesmo tipo Exemplo: ter duas auras que dão Armor.


Basher: No momento a somente um Item que da o efeito Basher( é o Cranium Basher), o que é isso? é um efeito que quando você bate no Hero você tem uma % de deixa o Hero "Tonto" sem poder andar ou soltar Skill. Mas cuidado apesar de ser um item que ajuda muito e só ter um único item até agora que da Basher, tem vários Heroes que tem Skill que proporcionam esse efeito e todo tipo de Basher não acumula de forma alguma.


Lifesteal: Esse Item é do tipo passivo e ele só pode ser Aura ou Orb Efect, então porque não falei dele antes? Porque eu acho que ele merce uma atenção separada, esse item é o que quando você ataca um Hero/Creep uma % do HP dele vai para você, vários Heroes tem alguma Skill que tem o mesmo efeito, o bom é que você pode ter dois Lifesteal desde que um seja aura e outro Orb Efect, mas quase nunca é viável fazer isso.


Efeito Tipo Skill: Esses itens são Ativáveis eles tem Varias funções eles podem te conceder Imunidade a magia Temporária, ou deixar um oponente sem soltar magia e por ai vai, como uma Skill normal de um Hero ela gasta mana e tem cooldown, o lado bom é que você pode ter o tanto de itens desse tipo que você quiser. Importante se você tiver dois itens iguais desse tipo e usar o Efeito de um e ele entra em Cooldown o outro item também vai fica em Cooldown.


Purge: Esse também devia entra no Tipo Skill mas deixei separado esse efeito, é um Slown (magia que deixa o oponente lento por um tempo) e também um anti-buff (buff é alguma skill que deixa o Hero mais Forte por um curto tempo), é uma Skill no DotA a somente um Hero que consegue os mesmo efeito (Medusa), ele é muito usado para ser Counter (contra) de alguns Heroes ou Skills


Fica também avisado que as vezes e bom mudar uma certa sequência de itens para um determinado heróis de acordo com o que a partida pede. De fato a segunda coisa mais difícil de se aprender no DotA é saber que tipo de itens fazer em um determinado jogo (a primeira é aprender a jogar em time).


Shop de Itens:

A imagem abaixo mostra os Shops do Sentinel (o do Scourger é igual só muda um pouco a ordem), que fica localizado na base:



Cada Shop vende um tipo de Item especifico exemplo: um shop vende só item relacionado a defesa, outro só de ataque e por a vai, mas também a shops "mistos" na imagem como você pode ver a 10 Shops diferentes cada um com seus itens, abaixo vou dar uma pequena relação de que itens vende em cada Shop:

Siga pela legenda
Citação
-Shop Cor-de-rosa: O nome desse Shop é Ancient of Wonders, ele a principio vende itens do tipo "suporte" como item para recuperar HP, MP, itens para revelar "Áreas" invisíveis, Wards (que são itens para você poder ver uma parte do mapa sem seu Hero estar lá perto).


-Shop Branco: O nome desse Shop é Cache of Quel-Thelan, aqui vende alguns itens básicos como bota, itens para aumentar sua IAS, e alguns itens "avançados".


-Shop Preto: O nome desse Shop é Sena the Accesorizer, aqui é o shop para itens básicos são os itens que você deve sair antes de começar a ir para lane, aqui a itens que aumentam seus atributos (grande parte deles).
Sena the Accesorizer


-Shop Cinza: O nome desse Shop é Weapon Dealer, aqui é um shop básico e médio vende itens um pouco mais caro de comparado ao Sena the Accesorizer, aqui os itens são usados mais em "receitas" para formar outros itens que vou falar mais tarde.


-Shop Vermelho: O nome desse Shop é Ancient Weaponry, aqui é o Shop voltado a itens do tipo Damage todos itens aqui precisão de outros itens para serem formados, e são na maioria de alto custo todos esses itens.


-Shop Sem Cor: O nome desse Shop é Enchanted Artifacts, aqui é o Shop que vende itens denominados Orb Efects, eles são na maioria do tipo Damage também mas a alguns de Atributos e Status.


-Shop Amarelo: O nome desse Shop é Protectorate, aqui é o Shop que vende itens relacionadas a defesa do Hero, vende itens que dão armor e HP, até itens que dão imunidade a magia.


-Shop Verde: O nome desse Shop é Arcane Sanctum, aqui é o Shop que vende itens do tipo Int, todos os itens aqui exerce algum efeito fora dar Atributos, exemplo: tem um item que deixa o inimigo sem poder solta Skills.


-Shop Lilas/Roxo: O nome desse Shop é Supportive Vestments, aqui é o Shop que vende itens do tipo suporte, a itens que recuperam HP dos aliados até itens para dar MP.


-Shop Marrom: O nome desse Shop é Gateway Relics, aqui é o Shop que vende itens variados na verdade é um shop mais para itens "médios" onde todos precisam de outros itens para ser formados sendo que a maioria são itens básicos

Itens de Recipe:
Achei melhor cria um tópico sobre isso, o que são itens de recipe? São itens avançados que precisam de outros itens para ques sejam criados. 
Como que eu sei que os itens precisão de recipe? Logo abaixo da descrição do Item no Shop vai estar escrito "Recipe", e vai mostrar o nome dos itens que você tem que adquirir para faze-lo, e também uma coisa alguns itens que você compra eles tendem a se juntar sozinho e formar outro item esses itens são de recipe só que não precisam do "recipe".
Runas:
Runas são "Itens" que se encontram no rio que cruza a lane Mid e vai até as lane Tot e Bop, sua localização exata fica peto da lane Top e da Bot, sendo que a lane Mid tem vantagem para pegá-las, mas o que diabos é isso? elas são efeitos temporários que deixam o Hero com mais Damage, mas rápido e por ai vai.
Elas nascem a cada 2 Minutos sendo que a primeira nasce quando o "Timer " chega do 00:00, para uma outra runa nascer em outro "lugar" é necessário pegar ela antes se não ela pode ficar no mesmo lugar até o final do jogo.
Aqui estão listados os efeitos das runas encontradas no rio, todos os efeitos aqui são temporários. São no total 5 runas: Illusion, Double Damage, Haste, Regeneration e Invisibilit.

Citação
Illusion: esta runa cria uma cópia ilusória do seu herói.


Double Damage: esta runa dobra o dano base do seu herói.


Haste: esta runa faz com que seu herói corra a velocidade máxima permitida para o jogo (522).


Regeneration: esta runa regenera HP e MP do seu herói rapidamente porém se você tomar algum dano ou efeito que cancele magia o efeito da runa será cancelado.


Invisibilit: esta runa deixa seu herói invisível enquanto ele apenas caminhar, até o momento que ele usar uma skill ou habilidade que normalmente cancele efeitos de invisibilidade.


Repare que todas as runas são efeitos mágicos, sendo assim qualquer magia que cancele buffs irá cancelar o efeito das runas, exemplo: Purge.

Fazendo Dinheiro:
A diversas formas de fazer dinheiro no DotA para conseguir itens abaixo vou demontrar as mais "Normais":

Citação
- Com o Tempo: A cada 1 segundo você ganha 1 de gold (isso é chamado de Income).


-Matar Creeps: essa é a principal forma de conseguir dinheiro no jogo principalmente no começo, mas não e somente matar o creep você tem que dar o ultimo golpe nele o que é chamado de Last Hit ou LH, os creeps dão dinheiro que variam de 30~49 gold, catapultas dão entre 72~89.


-Matar Heroes: Modo que da bastante dinheiro e ajuda seu time matar um Hero inimigo gera entre 225 a 500 de gold depende do nível do hero e como ele está se comportamento no jogo (quantos Heroes ele matou sem morrer), além se você for o primeiro a matar algum Hero no jogo você ganha um bonus de 250 de gold o famoso first blood ou FB. Se você morrer você perde a quantia em Gold que o Hero que te matou ganhou e fica um tempo esperando para ressuscitar, vale lembra que você pode "pagar" para ressuscitar na hora mas custa uma boa grana e quanto mais alto seu nível mais caro é.


-Destruir Torres: Cada vez que seu time destruir uma torre inimiga todos os membros deste ganharão 200 de gold (somente as 2 ultimas torres do núcleo não conferem este bônus).Vale lembrar que quem quebrar a torre ganha em media +200 ou +300 de gold sem contar o bônus.


-Matar Roshan: Se o seu time Matar esse Creep que fica localizado no perto do rio da lane Bot seu time ganha 200 de gold e se você matar ganha um bônus de +200 ou +300 de gold sem contar o bônus, e também, lhe concede o item Aegis of the Immortal que é um item que se você morrer ele te ressuscita no mesmo lugar sem perde gold ou esperar. Lembrando que esse creep nasce de 10 em 10 minutos.


Tópicos que recomendo ler também:

Citação
Fonte: 

CoOloKey  



 
powered by Blogger | For Blogservices